PROPOSTA
PEDAGÓGICA DA EE PROF. MÁRIO PATARRA FRATTINI
INTRODUÇÃO :-
A Proposta Pedagógica
baseia-se na Constituição Federal, no artigo 12 da Lei nº 9394/96 e no Estatuto
da Criança e do Adolescente , ela será o
instrumento de trabalho da comunidade escolar, tarefa de todos, liderança e
articulação dos Gestores.
A Proposta Pedagógica desta
escola tem como pressuposto básico, a valorização do saber e do respeito ao
universo da criança, formando cidadãos conscientes de seus direitos . Essa
formação deve proporcionar o desenvolvimento de competências, de modo a
favorecer a compreensão e a intervenção nos fenômenos sociais e culturais,
delegando um conjunto de práticas planejadas a partir das intenções que se
segue traduzidas em programas e estratégias para todo momento de escolaridade.
Educar não é colecionar
informações, mas sim saber processar criticamente as informações. Sabemos
que
o aluno não aprende da mesma maneira e nem no mesmo ritmo. O que eles podem
aprender em uma determinada fase depende do seu nível de amadurecimento de seus
conhecimentos anteriores. O conhecimento é o resultado de um complexo processo
de modificação , de reorganização e de construção realizado pelo aluno, a
partir de propostas e intervenções pedagógicas adequadas.
O papel do educador é
primordial na construção dos saberes e por isso devemos ser co-responsáveis
pelo cidadão que temos hoje que formar.
A função da escola é formar
bons profissionais, cidadãos conscientes de seus direitos capazes de
identificá-los e defendê-los em quaisquer circunstâncias.
Devemos educar o indivíduo
para a vida social, num contexto de cooperações entre todos os segmentos da
escola: - gestores, professores, alunos, funcionários, pais e assim em todas as
relações. A participação da comunidade apoiando ou decidindo junto com a
escola, através do Conselho de Escola, cria-se um compromisso maior.
Educar é preparar para a
liberdade. As pessoas são livres porque podem escolher. E só podem escolher
quando conhecem alternativas. Portanto, sem alternativas não há liberdade.
LINHAS BÁSICAS DO PROJETO
PEDAGÓGICO DA ESCOLA:-
O Projeto Pedagógico da
EE Prof. Mário Patarra Frattini é um instrumento elaborado a partir de um processo
de reflexão coletiva e discussão dos problemas da escola na busca de
alternativas variáveis.
Os principais pontos
definidos pelo projeto foram pensados para permitir o desenvolvimento integral
dos alunos, levando-se em conta seu potencial cognitivo, afetivo e cultural.
Sendo assim, o projeto
define como prioridade a preparação dos professores procurando oferecer-lhes
instrumentos para suporte do processo ensino-aprendizagem e elementos
metodológicos capazes de favorecer a execução de práticas com mais qualidade;
Outro ponto é o
desenvolvimento de trabalhos e projetos que levem os alunos a apresentar
atitudes voltadas à construção de uma cidadania plena e consciente que culmine
com as aspirações almejadas pelas famílias e pela sociedade.
Além dos componentes
regulares do currículo, a escola trabalha termos como educação ambiental,
trânsito, ética, saúde, estudos sócio-econômicos, cultura afro-brasileira e
inclusão social, desenvolvidos por projetos especiais.
Como diretriz fundamental
está prevista a avaliação do processo ensino-aprendizagem de forma global e
ampla.
A escola tem esta prática
de planejamento e replanejamento de todas as dimensões administrativas,
pedagógicas, financeiras , de pessoas, para posteriormente concretizá-las.
FINALIDADE/MISSÃO:-
A
escola pública tem o dever de assegurar um ensino de qualidade, garantindo o
acesso, o sucesso e a permanência de todos os alunos, formando cidadãos
críticos, participativos e conscientes de seus direitos e deveres, educando-os
para o mundo do trabalho e para a vida ( artº 205 e 206 da Constituição da
Republica Federativa do Brasil, artº 237 da Constituição do Estado de São Paulo
e Lei nº 9394/96).
< formalizar o sucesso do indivíduo com um
ensino de qualidade, ressaltando sua permanência dentro da escola, preparando-o
para a vida;
<
contribuir para formalizar os conhecimentos adquiridos pelo educando,
ampliando-os, tornando assim um indivíduo atuante e transformador do contexto
da sociedade e de sua história de vida;
<
construir elos para a informação, conhecimento da alfabetização de acordo com o
que a criança faz em sua base e nas suas hipótese de construção do
conhecimento;
<
reavaliar e reconstruir a prática pedagógica, de acordo com o Currículo da
Secretaria do Estado de São Paulo, com o Projeto Ler e Escrever, que são
embasados dentro do conteúdo programático pedagógico;
<
educar para a vida, a inserção do indivíduo na sociedade, através do senso
crítico, criatividade, responsabilidade, crescimento pessoal, intelectual,
cultural, fazendo parte atuante como cidadão da sua história na comunidade em
que vive.
VISÃO:-
·
promover a verdadeira função social da
escola, ou seja, que todos os alunos se sintam acolhidos, estimulados a
desenvolver a curiosidade e criatividade, garantindo o sucesso de sua
aprendizagem;
·
ter uma escola autônoma e descentralizada,
democrática, com visão para a realidade, as contradições, problemas em que vive
a comunidade escolar e os alunos dentro dela;
·
preparar o indivíduo para a sociedade e o
integrando junto a sua condição de vida dentro da sociedade;
·
procurar de todas as formas otimizar a escola
que temos, as novas exigências sociais;
·
investir na formação do professor
possibilitando melhores perspectivas de ensino-aprendizagen.
PILARES DA EDUCAÇÃO:-
O processo ensino-aprendizagem
visa a possibilitar o desenvolvimento da aprendizagem a partir de diversas
áreas do conhecimento, através de situações de aprendizagem reais,
significativas e vivenciais para a construção do conhecimento; da compreensão
do mundo na ótica filosófica, científica, humanística e transcedental, de
oportunidades para a organização do pensamento, de vivências de valores de
solidariedade, respeito e responsabilidade. Contribuindo para o desenvolvimento
dos quatro pilares da educação que são princípios definidores da estratégia de
promover a educação como desenvolvimento humano, sendo eles:- aprender a ser,
aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a conhecer.
OPERACIONALIZAÇÃO DA PROPOSTA
PEDAGÓGICA:-
ASPECTO PEDAGÓGICO:-
Tipo de Educação – voltada
à realidade do aluno, que o insira na realidade da sociedade em que vive e que
possa formá-lo como um cidadão consciente e respeitável.
Tipo de planejamento – a escola como um todo unificado, deverá
proporcionar ao aluno meios para que seu conhecimento sirva de base a
aprendizagem.
Tipo de conteúdo – através do conhecimento do aluno, a construção
da aprendizagem deverá ser significativa e constante.
Tipo de metodologia – através da construção do conhecimento do
aluno, deverá se estabelecer projetos que facilitem a aprendizagem da criança,
a metodologia adotada é a do projeto Ler e Escrever, utilizando também a
interdisciplinaridade e a contextualização dos recursos complementares para
ampliar possibilidades de interação entra as disciplinas.
Tipo de avaliação – contínua, constante, global, ao nível de
conhecimento adquirido pela criança.
Tipo de educador – comprometido, inserido nas maus variadas formas
de aprendizagem, visando o que o aluno possui de conhecimento, aprimorando-o,
desenvolvendo suas habilidades.
Tipo de disciplina – baseada no respeito mútuo, na forma ética e
perspicaz desenvolvida através de regras de boa conduta, nos direitos e deveres
da criança , estabelecidos pelo ECA, também contando a colaboração e
participação dos pais na vida escolar do aluno.
Tipo de relacionamento aluno/professor – respeito mútuo, onde haja
a limitação de ações e a cooperação para que o ambiente escolar, se torne
agradável.
Trabalho Coletivo – através de conceitos, ações, cooperatividade e
participação propiciando o conceito de cidadania, fazendo com que os alunos se
sintam parte atuante da sociedade em que vive, e, que farão parte como
construtores da história, da formação do país num todo.
OBJETIVOS EDUCACIONAIS:-
A escola tem por objetivo
preservar a formação do indivíduo em sua totalidade, visando o bem estar
coletivo.
É necessário trabalhar com a
diversidade, aprimorarando as ações, questionando as avaliações e os resultados
alcançados para desenvolver nos educandos suas capacidades permitindo que
exercite sua cidadania, busque soluções para os conflitos de ideais e interesses,
criando mecanismos de participação e compromisso para promover a melhoria da
qualidade do ensino levando em conta os objetivos do ensino fundamental, que
são:-
- compreender a cidadania como
participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres
políticos
tendo atitudes de solidariedade, cooperação respeitando o outro;
- conhecer características
fundamentais do Brasil, nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio
para construir progressivamente a noção de identidade nacional;
- conhecer e valorizar a
pluralidade do patrimônio sócio/cultural brasileiro posicionando se contra
qualquer discriminação;
- perceber-se integrante,
dependente e agente transformador do ambiente;
- saber utilizar diferentes
fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir
conhecimento;
- questionar a realidade
formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando o pensamento
lógico, a criatividade,a intuição, a capacidade de análise crítica,
selecionando procedimentos e verificando sua adequação;
- utilizar as diferentes
linguagens (verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal) para produzir,
expressar e comunicar suas idéias;
- conhecer e cuidar do próprio
corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da
qualidade de vida agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde
coletiva.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:-
A
proposta pedagógica possui uma dimensão muito importante na educação, haja
vista, que compete à mesma estabelecer o direcionamento e a mobilização capazes
de dinamizar as atividades escolares para garantir o avanço dos progressos sócio
educacionais da unidade escolar garantindo a promoção efetiva da aprendizagem
dos alunos.
Pode – se afirmar que as
articulações do conhecimento com a realidade se fundem num componente
indispensável aos processos mentais possibilitando o aprofundamento de dados
transformadores de uma situação ou de uma consciência de fatores que interfiram
de maneira prodigiosa na formação de cidadãos conscientes e transformadores da
sociedade.
Há necessidade de se fazer
momentos de reflexões no que tange a execução das metas estabelecidas na
proposta a fim de que educadores, educandos e
todos os envolvidos direta ou indiretamente na aprendizagem, tomem
ciência do que já foi atingido e do que ainda falta atingir, elaborando
estratégias para que todos os objetivos sejam alcançados.
É necessário que todos se
conscientizem de que a escola é composta pela responsabilidade coletiva e que
depende da vontade individual de transformar a realidade estimulando o
desenvolvimento da auto-crítica, das habilidades, da humildade para aceitar a
diferença como condição para o diálogo em conjunto e enriquecimento das
aprendizagens.
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