sexta-feira, 1 de junho de 2012

Proposta Pedagógica





PROPOSTA PEDAGÓGICA DA EE PROF. MÁRIO PATARRA FRATTINI

                  INTRODUÇÃO :-
                   A Proposta Pedagógica baseia-se na Constituição Federal, no artigo 12 da Lei nº 9394/96 e no Estatuto da Criança e do Adolescente , ela  será o instrumento de trabalho da comunidade escolar, tarefa de todos, liderança e articulação dos Gestores.
                   A Proposta Pedagógica desta escola tem como pressuposto básico, a valorização do saber e do respeito ao universo da criança, formando cidadãos conscientes de seus direitos . Essa formação deve proporcionar o desenvolvimento de competências, de modo a favorecer a compreensão e a intervenção nos fenômenos sociais e culturais, delegando um conjunto de práticas planejadas a partir das intenções que se segue traduzidas em programas e estratégias para todo momento de escolaridade.
                  Educar não é colecionar informações, mas sim saber processar criticamente as informações. Sabemos
que o aluno não aprende da mesma maneira e nem no mesmo ritmo. O que eles podem aprender em uma determinada fase depende do seu nível de amadurecimento de seus conhecimentos anteriores. O conhecimento é o resultado de um complexo processo de modificação , de reorganização e de construção realizado pelo aluno, a partir de propostas e intervenções pedagógicas adequadas.
                 O papel do educador é primordial na construção dos saberes e por isso devemos ser co-responsáveis pelo cidadão que temos hoje que formar.
                 A função da escola é formar bons profissionais, cidadãos conscientes de seus direitos capazes de identificá-los e defendê-los em quaisquer circunstâncias.
                 Devemos educar o indivíduo para a vida social, num contexto de cooperações entre todos os segmentos da escola: - gestores, professores, alunos, funcionários, pais e assim em todas as relações. A participação da comunidade apoiando ou decidindo junto com a escola, através do Conselho de Escola, cria-se um compromisso maior.
                 Educar é preparar para a liberdade. As pessoas são livres porque podem escolher. E só podem escolher quando conhecem alternativas. Portanto, sem alternativas não há liberdade.

                  LINHAS BÁSICAS DO PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA:-
                      O Projeto Pedagógico da EE Prof. Mário Patarra Frattini é um instrumento elaborado a partir de um processo de reflexão coletiva e discussão dos problemas da escola na busca de alternativas variáveis.
                      Os principais pontos definidos pelo projeto foram pensados para permitir o desenvolvimento integral dos alunos, levando-se em conta seu potencial cognitivo, afetivo e cultural.
                      Sendo assim, o projeto define como prioridade a preparação dos professores procurando oferecer-lhes instrumentos para suporte do processo ensino-aprendizagem e elementos metodológicos capazes de favorecer a execução de práticas com mais qualidade;
                      Outro ponto é o desenvolvimento de trabalhos e projetos que levem os alunos a apresentar atitudes voltadas à construção de uma cidadania plena e consciente que culmine com as aspirações almejadas pelas famílias e pela sociedade.
                      Além dos componentes regulares do currículo, a escola trabalha termos como educação ambiental, trânsito, ética, saúde, estudos sócio-econômicos, cultura afro-brasileira e inclusão social, desenvolvidos por projetos especiais.
                     Como diretriz fundamental está prevista a avaliação do processo ensino-aprendizagem de forma global e ampla.
                     A escola tem esta prática de planejamento e replanejamento de todas as dimensões administrativas, pedagógicas, financeiras , de pessoas, para posteriormente concretizá-las.

                 FINALIDADE/MISSÃO:-
                 A escola pública tem o dever de assegurar um ensino de qualidade, garantindo o acesso, o sucesso e a permanência de todos os alunos, formando cidadãos críticos, participativos e conscientes de seus direitos e deveres, educando-os para o mundo do trabalho e para a vida ( artº 205 e 206 da Constituição da Republica Federativa do Brasil, artº 237 da Constituição do Estado de São Paulo e Lei nº 9394/96).
<  formalizar o sucesso do indivíduo com um ensino de qualidade, ressaltando sua permanência dentro da escola, preparando-o para a vida;
< contribuir para formalizar os conhecimentos adquiridos pelo educando, ampliando-os, tornando assim um indivíduo atuante e transformador do contexto da sociedade e de sua história de vida;
< construir elos para a informação, conhecimento da alfabetização de acordo com o que a criança faz em sua base e nas suas hipótese de construção do conhecimento;
< reavaliar e reconstruir a prática pedagógica, de acordo com o Currículo da Secretaria do Estado de São Paulo, com o Projeto Ler e Escrever, que são embasados dentro do conteúdo programático pedagógico;
< educar para a vida, a inserção do indivíduo na sociedade, através do senso crítico, criatividade, responsabilidade, crescimento pessoal, intelectual, cultural, fazendo parte atuante como cidadão da sua história na comunidade em que vive.

                 VISÃO:-
·        promover a verdadeira função social da escola, ou seja, que todos os alunos se sintam acolhidos, estimulados a desenvolver a curiosidade e criatividade, garantindo o sucesso de sua aprendizagem;
·        ter uma escola autônoma e descentralizada, democrática, com visão para a realidade, as contradições, problemas em que vive a comunidade escolar e os alunos dentro dela;
·        preparar o indivíduo para a sociedade e o integrando junto a sua condição de vida dentro da sociedade;
·        procurar de todas as formas otimizar a escola que temos, as novas exigências sociais;
·        investir na formação do professor possibilitando melhores perspectivas de ensino-aprendizagen.


                 PILARES DA EDUCAÇÃO:-
                 O processo ensino-aprendizagem visa a possibilitar o desenvolvimento da aprendizagem a partir de diversas áreas do conhecimento, através de situações de aprendizagem reais, significativas e vivenciais para a construção do conhecimento; da compreensão do mundo na ótica filosófica, científica, humanística e transcedental, de oportunidades para a organização do pensamento, de vivências de valores de solidariedade, respeito e responsabilidade. Contribuindo para o desenvolvimento dos quatro pilares da educação que são princípios definidores da estratégia de promover a educação como desenvolvimento humano, sendo eles:- aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a conhecer.

                 OPERACIONALIZAÇÃO DA  PROPOSTA PEDAGÓGICA:-
                 ASPECTO PEDAGÓGICO:-
                 Tipo de Educação – voltada à realidade do aluno, que o insira na realidade da sociedade em que vive e que possa formá-lo como um cidadão consciente e respeitável.
                 Tipo de planejamento – a escola como um todo unificado, deverá proporcionar ao aluno meios para que seu conhecimento sirva de base a aprendizagem.
                 Tipo de conteúdo – através do conhecimento do aluno, a construção da aprendizagem deverá ser significativa e constante.
                 Tipo de metodologia – através da construção do conhecimento do aluno, deverá se estabelecer projetos que facilitem a aprendizagem da criança, a metodologia adotada é a do projeto Ler e Escrever, utilizando também a interdisciplinaridade e a contextualização dos recursos complementares para ampliar possibilidades de interação entra as disciplinas.
                 Tipo de avaliação – contínua, constante, global, ao nível de conhecimento adquirido pela criança.
                 Tipo de educador – comprometido, inserido nas maus variadas formas de aprendizagem, visando o que o aluno possui de conhecimento, aprimorando-o, desenvolvendo suas habilidades.
                 Tipo de disciplina – baseada no respeito mútuo, na forma ética e perspicaz desenvolvida através de regras de boa conduta, nos direitos e deveres da criança , estabelecidos pelo ECA, também contando a colaboração e participação dos pais na vida escolar do aluno.
                 Tipo de relacionamento aluno/professor – respeito mútuo, onde haja a limitação de ações e a cooperação para que o ambiente escolar, se torne agradável.
                 Trabalho Coletivo – através de conceitos, ações, cooperatividade e participação propiciando o conceito de cidadania, fazendo com que os alunos se sintam parte atuante da sociedade em que vive, e, que farão parte como construtores da história, da formação do país num todo.

                 OBJETIVOS EDUCACIONAIS:-
                 A escola tem por objetivo preservar a formação do indivíduo em sua totalidade, visando o bem estar coletivo.
                É necessário trabalhar com a diversidade, aprimorarando as ações, questionando as avaliações e os resultados alcançados para desenvolver nos educandos suas capacidades permitindo que exercite sua cidadania, busque soluções para os conflitos de ideais e interesses, criando mecanismos de participação e compromisso para promover a melhoria da qualidade do ensino levando em conta os objetivos do ensino fundamental, que são:-
               - compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres
políticos tendo atitudes de solidariedade, cooperação respeitando o outro;
               - conhecer características fundamentais do Brasil, nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional;
               - conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sócio/cultural brasileiro posicionando se contra qualquer discriminação;
               - perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente;
               - saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimento;
               - questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando o pensamento lógico, a criatividade,a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação;
               - utilizar as diferentes linguagens (verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal) para produzir, expressar e comunicar suas idéias;
               - conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.

               CONSIDERAÇÕES FINAIS:-
               A proposta pedagógica possui uma dimensão muito importante na educação, haja vista, que compete à mesma estabelecer o direcionamento e a mobilização capazes de dinamizar as atividades escolares para garantir o avanço dos progressos sócio educacionais da unidade escolar garantindo a promoção efetiva da aprendizagem dos  alunos.
               Pode – se afirmar que as articulações do conhecimento com a realidade se fundem num componente indispensável aos processos mentais possibilitando o aprofundamento de dados transformadores de uma situação ou de uma consciência de fatores que interfiram de maneira prodigiosa na formação de cidadãos conscientes e transformadores da sociedade.
               Há necessidade de se fazer momentos de reflexões no que tange a execução das metas estabelecidas na proposta a fim de que educadores, educandos e  todos os envolvidos direta ou indiretamente na aprendizagem, tomem ciência do que já foi atingido e do que ainda falta atingir, elaborando estratégias para que todos os objetivos sejam alcançados.
               É necessário que todos se conscientizem de que a escola é composta pela responsabilidade coletiva e que depende da vontade individual de transformar a realidade estimulando o desenvolvimento da auto-crítica, das habilidades, da humildade para aceitar a diferença como condição para o diálogo em conjunto e enriquecimento das aprendizagens.

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