quinta-feira, 5 de maio de 2011

Visita ao Departamento de Água e Esgoto de Americana

Produção de texto coletivo realizado pelos alunos do 4º Ano C

           Quando chegamos ao DAE (Departamento de Água e Esgoto), a monitora perguntou de onde vem a água que bebemos, tomamos banho, etc.  Respondemos, que era do Rio Piracicaba, que nasce da junção dos rios Atibaia e Jaguari.
          Ficamos sabendo, que o rio Piracicaba é considerado nível 3, já o Ribeirão Quilombo, já é considerado um rio morto de tanta poluição.
         Ele é poluido porque lixo e esgoto sem tratamento são despejados nele. O esgoto, é toda água suja que sai das nossas casas. O lixo é papel, saquinhos plásticos, garrafas pet, papel de bala, etc... que são jogados nas ruas e com as chuvas vão em direção aos rios.
        Foi falado da reciclagem de materiais, que podemos reutilizar: uma vassoura de garrafa Pet, roupas de garrafas, óleo de cozinha, que podemos reaproveitá-los para fazer sabão e biodiesel.
      Nesta visita, ficamos sabendo, que 1 litro de óleo, contamina milhares de litros de água.
      Em nossa casa, também podemos reutilizar a água, por exemplo: quando as donas de casa lavam as roupas, esta poderá ser reutilizada para lavar os quintais.
    Ficamos sabendo ainda, que no DAE há Peixes (Carpas), que vivem em um lago artificial, que serve para demonstrar a pureza da água que bebemos, pois elas só vivem em ambientes saudáveis.
     Está visita foi muito importante, pois aprendemos e vimos todo o processo de tratamento da água que chega em nossas casas e que são realizadas análises de hora em hora.

Professora Maria Amélia
  Segue abaixo, fotos da visita:

Lago artificial


Palestra aos alunos

Vista aos reservatórios






Nenhum comentário:

Postar um comentário