sexta-feira, 7 de junho de 2013

Projeto Lugares de Aprender: A Escola Sai da Escola

           O Projeto tem como objetivo promover o acesso de professores e alunos da rede pública  de ensino à museus,  institutos de arte, cultura e a parques, como atividade articulada ao desenvolvimento do currículo da Secretaria Estadual de Educação.
        Os alunos dos 2º Anos C, 2º Ano D e 3º Ano B do período da tarde da E.E Profº. Mário Patarra Frattini, participaram do Projeto Lugares de Aprender, no qual visitaram a Fundação ROMI em Santa Bárbara D' Oeste/SP nos dias 28/05 e 06/06/2013. Nesta visita pedagógica, os alunos participaram de um estudo sobre a Evolução dos meios de transporte e a história do 1º carro fabricado no Brasil, a Romi-Isetta. 
          O estudo foi acompanhado pelas professoras das classes regulares, professora de Arte e pelo professor coordenador pedagógico da escola.
          Este passeio pedagógico é totalmente gratuito, inclusive transporte e o lanche dos alunos.
          Estão previstas no 2º Semestre de 2013, mais visitas pedagógicas na Fundação Romi.

         Seque abaixo fotos do passeio pedagógico na Fundação Romi:





Palestra sobre a Fundação Romi 








Carro de Boi

Carroça

Engenho de Cana de Açúcar

Trole


Trator Fabricado pela Romi


Arado Agrícola - Fabricado pelas Industrias Romi


Romi-Isetta



Hora do Lanche
 




Jogos Pedagógicos



Hora de ir embora!!!



Agradecemos  aos pais, pela confiança em nosso  Trabalho!!!!!
Equipe Patarra.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

UM DIA NA ESCOLA DO MEU FILHO

          Ocorreu no último sábado (25/05/2013), o programa "Um dia na escola do meu filho", uma iniciativa da Secretaria do Estado da Educação, que tem como objetivo, aproximar a família da escola. O evento ocorreu em todas as escolas Estaduais do Estado de São Paulo e contou com diversas atividades.
       Na E.E Profº. Mário Patarra Frattini, não foi diferente. Os pais que compareceram na escola, puderam apreciar a exposição dos trabalhos dos alunos, assistir uma peça teatral, show musical ao vivo, apresentação de música em LIBRAS e brincar com seus filhos de tênis de mesa, amarelinha, damas, além de conversar com os professores. No período da tarde, a quadra poliesportiva foi aberta para a comunidade praticar futsal.
      A Sra. Áurea Maria Angeloni Carreto (Diretora Substituta), avaliou o evento de forma positiva, pois houve a presença de um grande número de pessoas na escola neste dia. Ressaltou ainda, que mesmo a Escola Patarra não tendo o Programa Escola da Família, vários pais usam a quadra poliesportiva aos sábados a tarde para a prática de Futsal.
      O  teatro foi uma parceria entre a escola Patarra e a Secretaria Municipal de Saúde, na qual apresentou a peça teatral "Dentinho Feliz".  A apresentação traz como mensagem, a importância de cuidar da saúde Bucal, bem como a escovação dos dentes de forma correta e ir a um dentista com frequência.
     A apresentação em Libras, foi uma iniciativa da professora interlocutora Lucrécia A. de S. Nery, que auxilia uma aluna Surda, que estuda em nossa escola no 2º Ano B.
     O show musical, contou com a presença da dupla "Yan Matheus e Yago" e sua Banda. O Yan Matheus estudou em nossa escola da 1ª a 4ª série e hoje estuda na E.E Profº Silvino José de Oliveira, onde cursa o 9º Ano. Já o cantor Yago, estuda em nossa escola no 4º Ano A no período da manhã.
     Agradecemos a dupla, seus músicos e principalmente aos seus pais, que não mediram esforços para que seus filhos se apresentassem neste evento.
     Agradecemos ainda, a presença de todos os pais, alunos, professores, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e todos os envolvidos neste evento.
     Informamos, que já está previsto outro evento "Um dia na escola do meu filho" para acontecer no dia 19 de outubro de 2013.

Segue abaixo, fotos do evento:



Exposição dos trabalhos dos alunos









Brincadeiras 






Apresentação da Peça Teatral " Dentinho Feliz"











Apresentação em Libras







Show com a Dupla Yan Matheus e Yago










sexta-feira, 24 de maio de 2013

Projeto Raízes

Alunos dos 4º Anos da E.E Profº. Mário Patarra Frattini participam do Projeto Raízes, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Americana.


        O Projeto Raízes foi criado em 1997 e tem como principal objetivo, complementar o conhecimento dos estudantes sobre a história da cidade de Americana. 
        O passeio é monitorado por estagiários, que explicam os fatos históricos da nossa cidade, bem como o surgimento da ferrovia e a expansão das tecelagens na década de 50.
      Os alunos dos 4º Anos que participam do projeto visitam quatro pontos históricos da cidade: Avenida Brasil (antigo Parque Ideal), Estação Ferroviária, Casarão do Salto Grande e Casa de Cultura Hermann Muller Carioba.
       O passeio é gratuito e não há nenhum custo aos pais. 

Segue abaixo fotos do passeio pedagógico do 4º Ano C, realizado dia 22 de maio de 2013.

Palestra aos alunos na Estação Ferroviária de Americana





Alunos observando a exposição de fotografias antigas na Estação Ferroviária




Visita no Casarão do Salto Grande



Monitores explicando a formação do Rio Piracicaba (Encontro dos Rios Atibaia e Jaguari)



Visita na Casa de Cultura Hermann Muller Carioba.

                Os alunos do 4º Ano C foram acompanhados pelo Professor Coordenador Pedagógico, a professora da Classe Maria Amélia e a Professora Auxiliar Márcia.
                Os alunos do 4º Ano A realizou o passeio pedagógico no dia 24/05/2013. Já os alunos do 4º Ano B realizarão o passeio no dia 05/06/2013.

Gestores da Escola Patarra.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

IDESP 2012

       


         Foi divulgado nessa quinta-feira (28 de março de 2013), o Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (IDESP) é um dos principais indicadores da qualidade do ensino na rede estadual paulista. Criado em 2007, o Idesp estabelece metas que as escolas devem alcançar ano a ano.
      O indicador leva em conta o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, mensurados pelo SAREP, e os indicadores de aprovação, reprovação e abandono. Com base nisso, as cerca de cinco mil escolas estaduais de São Paulo recebem, todos os anos, uma meta para cumprir, que é estipulada de acordo com a realidade da unidade.

      A E.E Profº. Mário Patarra Frattini superou a meta do IDESP estabelecida pela Secretaria Estadual da Educação no ano de 2012, no qual nossa meta era 5,33 e atingimos a nota 6,05.

    Para acessar o boletim do Idesp das escolas, clique no link abaixo:



        Parabenizamos todos os alunos, pais e a equipe da E.E Profº. Mário Patarra Frattini, pelo excelente trabalho desenvolvido em 2012. 
     Em 2013, contamos novamente com a parceria escola / família para melhorar ainda mais a qualidade  da educação oferecida aos nossos alunos.

Equipe Gestora da Escola Patarra